A FUGA EM TEMPO DE CRISE E AS CONSEQUENCIAS

17/01/2017 22:56

      A FUGA                                                           Rute 1:1-2

      E sucedeu que, nos dias em que os juízes julgavam, houve fome na terra: pelo que um homem de Belém de Judá saiu a peregrinar nos campos de Moabe, ele, e sua mulher, e seus dois filhos (1:1); E era o nome deste homem Elimeleque, e o nome de sua mulher, Noemi, e os nomes de seus dois filhos, Malom e Quiliom, efrateus, de Belém de Judá; e vieram aos campos de Moabe e ficaram ali.

 

No tempo dos juízes o povo de Israel recebeu um cuidado bastante específico de Deus. Ao ler o livro de juízes percebemos que em todo o tempo Deus estava buscando ensinar ao seu povo a vida de santidade. Ele não queria apenas que o seu povo carregasse o seu nome, mas queria que o seu povo fosse exclusivamente seu. Por isso, quando percebia que o povo começava a se desviar, Ele intervinha permitindo que inimigos atacassem a Israel ou fechando os céus para que não chovesse na terra. O capítulo 3 do livro de Juízes fornece informações adequadas para a compreensão de todo esse período.

Quando lemos o livro de Rute os nomes, particularmente, chamam a nossa atenção.

Elimeleque significa ‘Meu Deus é rei’

Noemi significa ‘deleite, suavidade’

 

Malom significa =‘doentio’

Quiliom significa  = 'Tuberculose, Definamento

Orfa significa= ‘pescoço, gazela’

Rute significa =‘companheira’

       Sem dúvida, esses nomes apresentam algo sobre realidade das pessoas ou das situações que existiam ao redor delas. Elimeleque provavelmente recebeu o seu nome como referência à boa situação em que se encontrava Judá no tempo do seu nascimento: o governo de Deus e a prosperidade do povo.

       E o mesmo se pode dizer quanto ao nome de Noemi. Quanto aos filhos, parece que provavelmente esses nomes não se referem a uma situação do povo de Judá, mas sim à sua própria saúde. É provável que, ao nascerem, eles tinham a saúde bastante debilitada, e sem dúvida a sua morte prematura parece revelar essa realidade de enfermidade em seus corpos. Por causa disso, eles certamente não poderiam conferir às pessoas a segurança de que estariam para sempre juntos.

A história deste livro começa muito bem sinalizada, porque o narrador nos dois primeiros versículos faz questão de nos informar em que época, condições e lugar os personagens estão.

Os dois versículos mostram a atitude da família de Elimeleque que diante de uma crise tomam a decisão de (fugir), procurar uma terra onde pudessem viver.

 

Essa atitude é uma reação humana natural nos momentos críticos.

     Se mudar com tudo planejado já não é fácil, imaginem mudar por causa da fome.

     Ao que parece faltou um pouco de confiança para Elimeleque no tocante a provisão de Deus (Sl 125:1).

O que Deus quer de nós em tempos de crises?  Fugir? Enfrentar? Quais as consequências?

 1 – Em tempos de crise devemos enfrentar e não fugir

 As opções vindas do mundo, sempre vão parecer a solução, o caminho mais fácil.

Provérbios 14:12 diz: “Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte".

Tragédias, crises, problemas surgem em qualquer lugar, então o melhor é esperar a provisão divina (Ex 16.4 Deus manda pão dos Céus, o maná) ou esperar a indicação do endereço onde Deus quer nos enviar por um tempo até que a crise termine (1 Rs 17:3). Elias vai para o ribeiro de querite. Deus mandou ir.

2 –Cap. 1:1 - Em tempos de crise não devemos nos afastar de Belém de Judá (casa do pão) faltou pão na casa do pão pois ficamos mais suscetíveis ao ataque do inimigo, ficamos sem cobertura espiritual. E hoje tem se tornado muito comum pessoas que ao se verem numa crise, se afastam de Deus da igreja - Na crise, é tempo de tomar decisões, de buscar a direção de Deus. Ex cadeiras vazias,

 3 – Fugir da crise nos torna pessoas infelizes Rute 1:19-21=  amargura

    A TRAGÉDIA    cap. 1:3-5)

    E morreu Elimeleque, marido de Noemi; e ficou ela com os seus dois filhos, os quais tomaram para si mulheres moabitas; e era o nome de uma Orfa, e nome da outra, Rute: e ficaram ali quase dez anos. E Morreram também ambos, ficando assim esta mulher desamparada dos seus dois filhos e de seu marido. É importante notar que o narrador não explica em que circunstâncias Elimeleque morreu, mas de repente somos surpreendidos pela tragédia. A TRAGÉDIA CHEGA SEM MANDAR RECADO.

   

Mas apesar da morte do chefe da casa o texto mostra que a casa logo se alegra porque os dois jovens se casam.

Após o luto vem a festa e parece que o luto seria amenizado pelos netos que naturalmente viriam como fruto desses dois casamentos.

    Os anos se passaram e estranhamente as noras Orfa e Rute não engravidaram, e como se isso não bastasse, o narrador nos informa que quase dez anos depois os dois filhos de Noemi morrem, que história, quando parece que a tragédia acabou descobrimos que ela só está começando.

    O versículo cinco termina mostrando que Noemi está agora desamparada dos seus dois filhos e de seu marido e sem nenhum neto (descendente) que triste, a impressão que temos é que Noemi será a próxima vitima daquele lugar mortal,

 

                          VEMOS A TRAGÉDIA EM TODAS AS ÁREAS DA VIDA DE NOEMI.

1- Psicológica = Os sonhos ruíram diante do inesperado numa terra estranha vs. 1-5).

  • Talvez você esteja abalado psicologicamente por uma decisão errada que você tomou, ou por   se sentir só, como se estivesse em terra estranha

2- Familiar = Morte do marido e dos filhos, noras sem direção (vs. 1-5), os pais já tinham morrido; novo casamento quase impossível visto que era muito velha e não podia mais gerar filhos.

  • Talvez você esteja se sentindo uma pessoa inútil por não poder fazer nada para ajudar os outros principalmente os da sua família.

3-Financeira= Sem Levir (cunhado), mantinha a memória do falecido através de um filho, sem GOEL Em hebraico quer dizer: o parente mais próximo que, na falta do pai, deve assumir a família. (protetor = remidor, resgatador), comprava a propriedade, comprava a pessoa, vingava o sangue (Lv 25:25).

  • Talvez você perdeu algumas coisas ou até perdeu tudo, até sua credibilidade e não tem ninguém que possa resgatar o que você perdeu.

4-Espiritual = Longe do centro da adoração, culto.

  • E talvez alguém aqui esteja frio espiritualmente, sem ânimo, sem expectativa.

    Tenho certeza que se Noemi tivesse ao menos a leve impressão de que aconteceria tudo isso com ela e sua família teria feito de tudo para convencer seu marido a não mudar para Moabe, mas agora, depois das tragédias não podia fazer mais nada além de lamentar.

Mas quando parecia que a vida de Noemi dali para frente seria só lamentação e depressão, eis que a história toma outro rumo, e o Senhor nos mostra lições marcantes:

 

Não sei que tipo de tragédia ou de dificuldade que você está enfrentando agora provavelmente por uma decisão errada que você tomou na sua vida, mas Deus vai mudar a sua história.

                                          

                                            NA TRAGÉDIA NÃO SE ENTREGUE

                  NOEMI NÃO SE ENTREGOU “SÓ VÊ MILAGRE QUEM FICA VIVO”.

Se te mostrares frouxo no dia da tua angústia a tua força será pequena. Pv 24:10

         Nem tudo é tragédia = nós temos a tendência de achar que quando alguém nos trai todo mundo é traidor, quando alguém nos abandona todos nos abandonaram, quando a morte alcança alguém próximo de nós então todos ao nosso redor irão morrer, mas nem tudo é tragédia. “Deus tem o seu caminho na tormenta...” Na 1.8

Se você se entregar diante da situação, certamente que a derrota será quase inevitável

Deixa eu te dar uma boa noticia, Na crise, Deus age, A crise é o tempo de Deus fazer milagres.  Na crise, É na que Deus prova a nossa fé.

 

Cap.1:6) Então, se levantou ela com as suas noras e voltou dos campos de Moabe, porquanto na terra de Moabe, ouviu que o Senhor tinha visitado o seu povo, dando-lhe pão. Na casa do pão Deus supre você quando você toma a decisão de crer

   

   Se você sobreviveu à tragédia, então é porque Deus tem algo diferenciado para realizar na sua vida. Quando pensamos que Noemi vai se entregar aos traumas, medos e tragédias ela continua “viva”,

 

O RETORNO (1:7-9)

   Vs 7- Pelo que saiu do lugar onde estivera, e as suas noras, com ela. E, indo elas caminhando, para voltarem para a terra de Judá, vs 8 disse Noemi às suas noras: Ide, voltai cada uma à casa de sua mãe: e o Senhor use convosco de benevolência, como vós usastes com os falecidos e comigo.   Vs 9 O Senhor vos dê que acheis descanso cada uma em casa de seu marido. E, beijando-as ela, levantaram a sua voz, e choraram,

 

    Noemi tinha palavras de benção mesmo ainda de luto, e passando tudo o que estava passando, esse é um grande exemplo de como devem ser nossas palavras mesmo em circunstâncias adversas “ tudo vai bem”. (II Rs 4.23)

 

  A TRISTEZA DIANTE DE UMA DECISÃO DIFÍCIL (1:9b-14)

...E, beijando-as ela, levantaram a sua voz, e choraram, vs 10 e disseram-lhe: certamente, voltaremos contigo ao teu povo.  11 Porém Noemi disse: Tornai minhas filhas, por que iríeis comigo? Tenho eu ainda no meu ventre mais filhos, para que vos fossem por maridos? 12Tornai, filhas minhas, ide-vos embora, que já mui velha sou para ter marido; ainda quando eu dissesse: Tenho esperança, ou ainda que esta noite tivesse marido, e ainda tivesse filhos,13 esperá-los-íeis até que viessem a ser grandes?     Deter-vos-íeis por eles sem tomardes marido? Não, filhas minha, que mais amargo é a mim do que a vós mesmas; porquanto a mão do Senhor se descarregou contra mim. 14 Então, levantaram a sua voz e tornaram a chorar; e Orfa beijou a sua sogra...

     A decisão deveria ser tomada e Noemi já tinha uma posição, então chega a hora de decidir.

    Orfa decide voltar “para seu povo e seu deus”. pois ela simplesmente aceita os argumentos plausíveis e coerentes (claro que numa ótica humana) de sua sogra, e ainda com certa reserva, tanto é que mais uma vez abraça, chora em voz alta e beija Noemi.

 

As Nossas decisões nos momentos de crise determinam como será nosso futuro

“DECISÕES DECIDEM DESTINOS”; Orfa volta para a idolatria, para sua família, para sua parentela e some na história.

  

 NÃO VOLTAREMOS SOZINHOS A BELÉM (1:14B-18)

...porém Rute se apegou a ela. Pelo que disse: Eis que voltou tua cunhada ao seu povo e aos seus deuses; volta tu também após a tua cunhada. Disse, porém, Rute: Não instes para que te deixe e me afaste de ti; porque, aonde quer que tu fores, irei eu e, onde quer que pousares à noite, pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus.

Onde quer que morreres, morrerei eu e ali serei sepultada; me faça assim o Senhor outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti. Vendo ela, pois, que de todo estava resolvida para ir com ela, deixou de lhe falar nisso.

   

     Noemi continua insistindo para que Rute volte mesmo tendo Rute “grudada” nela. Isso mostra que Noemi estava olhando a sua situação com uma visão pessimista e com isso insistindo para dispensar a única pessoa que lhe restou, mas a companhia de Rute era uma providência de Deus e nenhum tipo de insistência a removeria do propósito de acompanhá-la. Glória a Deus, na tragédia não ficaremos sozinhos.

   

    A declaração de Rute nos versos 16 e 17 é uma das declarações mais lindas e citadas de toda a Bíblia.

        

    A REPERCUSSÃO DO RETORNO (1:19)

    Assim, pois, foram-se ambas, até que chegaram a Belém: e sucedeu que, entrando elas em Belém, toda a cidade se comoveu por causa delas, e diziam: Não é esta Noemi?

 

    Voltar não é fácil, voltar é esmagar o orgulho, se expor a crítica e a observações inconvenientes, reconhecer que estava errado, voltar é ser o centro das atenções, voltar é despertar lembranças dos momentos bons e das decisões erradas, voltar é ter o reencontro com pessoas que nos deram conselhos para que não fugíssemos e pessoas que queriam que tivéssemos morrido em Moabe, enfim, voltar é uma explosão de emoções, Pode esta ser realmente Noemi?”, admiro Noemi porque diante de tudo isso voltou.

1:19 Assim, pois, foram-se ambas, até que chegaram a Belém; e sucedeu que, entrando elas em Belém, toda a cidade se comoveu por causa delas, e diziam: Não é esta Noemi?  20 Porém ela lhes dizia: Não me chameis Noemi; chamai-me Mara; porque grande amargura me tem dado o Todo-Poderoso.

A história de Rute é uma série de contratempos. No capítulo 1 Noemi e seu marido e dois filhos foram obrigados a deixar sua terra natal em Judá, por conta da fome. Então o marido de Noemi morre. Seus filhos se casarão com moabitas e por dez anos as mulheres se revelaram estéreis. E então seus filhos morrem deixando duas viúvas na casa de Noemi. Apesar de Rute se unir à Noemi, o capítulo 1 termina com a queixa amarga de Noemi: "Eu fui embora cheia e o Senhor me trouxe de volta vazia. . . O Todo-Poderoso tem tratado muito amargamente comigo."

Rebuscar =buscar, procurar (algo físico) insistentemente

No capítulo 2Noemi é cheia com uma nova esperança, porque Boaz aparece na cena como um possível marido para Rute. 

 

2:15,16 - Quando ela se levantou para respigar, Boaz deu ordem aos seus moços, dizendo: Até entre os molhos deixai-a respigar, e não a censureis.   Ao contrário, quando estiverdes colhendo, separai algumas espigas dos feixes e deixai que caiam a fim de que ela possa recolher e não a censureis!”

 

 No capítulo 3: Noemi e Rute fazem um movimento arriscado no meio da noite. Rute vai a Boaz na eira e diz: "Eu quero que você estenda as suas asas sobre mim como o meu marido." Cap. 3:12 Mas, quando a tragédia da viuvez Rute parece ter se resolvido, em uma linda história de amor, aparece um problema inesperado. Há um outro homem que, segundo o costume hebraico, tem o direito de casar com Rute. Cap. 3:12 Ora, é bem verdade que eu sou remidor, porém há ainda outro mais chegado do que eu.   Assim, o capítulo 3 termina novamente no suspense de outro revés.

 

Capítulo 4: E BOAZ subiu à porta, e assentou-se ali; e eis que o remidor de que Boaz tinha falado ia passando, e disse-lhe: Ó fulano, vem cá, assenta-te aqui. E desviou-se para ali, e assentou-se. 2  Então tomou dez homens dos anciãos da cidade, e disse: Assentai-vos aqui. E assentaram-se. 3  Então disse ao remidor: Aquela parte da terra que foi de Elimeleque, nosso irmão, Noemi, que tornou da terra dos moabitas, está vendendo. E eu resolvi informar-te disso e dizer-te: Compra-a diante dos habitantes, e diante dos anciãos do meu povo; se a hás de redimir, redime-a, e se não houver de redimir, declara-mo, para que o saiba, pois outro não há senão tu que a redima, e eu depois de ti. Então disse ele: Eu a redimirei. 5  Disse porém Boaz: No dia em que comprares a terra da mão de Noemi, também a comprarás da mão de Rute, a moabita, mulher do falecido, para suscitar o nome do falecido sobre a sua herança. 6  Então disse o remidor: Para mim não a poderei redimir, para que não prejudique a minha herança; toma para ti o meu direito de remissão, porque eu não a poderei redimir. Havia, pois, já de muito tempo este costume em Israel, quanto a remissão e permuta, para confirmar todo o negócio; o homem descalçava o sapato e o dava ao seu próximo; e isto era por testemunho em Israel. Disse, pois, o remidor a Boaz: Toma-a para ti. E descalçou o sapato. Então Boaz disse aos anciãos e a todo o povo: Sois hoje testemunhas de que tomei tudo quanto foi de Elimeleque, e de Quiliom, e de Malom, da mão de Noemi, 10  E de que também tomo por mulher a Rute, a moabita, que foi mulher de Malom, para suscitar o nome do falecido sobre a sua herança, para que o nome do falecido não seja desarraigado dentre seus irmãos e da porta do seu lugar; disto sois hoje testemunhas. 11  E todo o povo que estava na porta, e os anciãos, disseram: Somos testemunhas; o SENHOR faça a esta mulher, que entra na tua casa, como a Raquel e como a Lia, que ambas edificaram a casa de Israel; e porta-te valorosamente em Efrata, e faze-te nome afamado em Belém. 12  E seja a tua casa como a casa de Perez (que Tamar deu à luz a Judá), pela descendência que o SENHOR te der desta moça. 13  Assim tomou Boaz a Rute, e ela lhe foi por mulher; e ele a possuiu, e o SENHOR lhe fez conceber, e deu à luz um filho. 14  Então as mulheres disseram a Noemi: Bendito seja o SENHOR, que não deixou hoje de te dar remidor, e seja o seu nome afamado em Israel. 15  Ele te será por restaurador da alma, e nutrirá a tua velhice, pois tua nora, que te ama, o deu à luz, e ela te é melhor do que sete filhos. 16  E Noemi tomou o filho, e o pôs no seu colo, e foi sua ama. 17  E as vizinhas lhe deram um nome, dizendo: A Noemi nasceu um filho. E deram-lhe o nome de Obede. Este é o pai de Jessé, pai de Davi. 18  Estas são, pois, as gerações de Perez: Perez gerou a Esrom,  19  E Esrom gerou a Rão, e Rão gerou a Aminadabe, 20  E Aminadabe gerou a Naassom, e Naassom gerou a Salmom, 21  E Salmom gerou a Boaz, e Boaz gerou a Obede, 22  E Obede gerou a Jessé, e Jessé gerou a Davi.

 

Cap 4:13 "Assim tomou Boaz a Rute, e ela lhe foi por mulher; e ele a possuiu, e o SENHOR lhe fez conceber, e deu à luz um filho."

 

O melhor ainda está para vir. Essa é a verdade inabalável sobre a vida de uma mulher e um homem que seguem a Cristo na obediência da fé. Tanto  para os jovens que são fortes e esperançosos, e para os antigos, para quem a natureza exterior está rapidamente definhando. O MELHOR AINDA ESTÁ PARA VIR.

 

© 2010 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode