O QUEBRANTAMENTO E O CARATER DE CRISTO

30/08/2015 12:34

O QUEBRANTAMENTO E O CARÁTER DE CRISTO:

 

   Qualquer pessoa que serve a Deus descobrirá mais cedo ou mais tarde, que o grande impedimento para sermos úteis na sua obra não são os outros, mas sim ela mesma.

   O alvo do deserto e dos tratamentos de Deus é nos levar ao quebrantamento.   O perfume de Deus só pode fluir de um vaso quebrado.

   O quebrantamento é o tratamento de Deus que capacita o homem a ser útil diante de Deus.

   Quebrantar-se é se entregar totalmente sem reservas ao Senhor e aos tratamentos dele na nossa vida.

   É render-se totalmente a ele. Abrindo mão dos seus conceitos e diretos, seus conhecimentos e capacidades naturais, enfim, do seu “ego” e oferecer-se inteiramente ao Senhor.

 

1. O que é quebrantamento?

   Quebrantamento é o processo de ver o homem exterior ou natural quebrado para que o homem interior ou espiritual possa fluir com liberalidade aos outros

 

2. A Bíblia divide o homem em duas partes:

a. O Homem interior

b. O Homem exterior.

 

 O homem interior (o Espírito Santo amalgamado com o espírito humano) precisa ser liberado através do homem exterior (nossa alma e corpo).

   Quando Deus vem habitar em nós, o Espírito, a vida e o poder de Deus entram em nosso espírito que chamamos de homem interior.

 

 O homem interior é o espírito regenerado pela vida de Deus e mesclado com o Espírito Santo.

   Fora desse homem interior está a alma e o corpo que é o homem exterior.

   Para entendermos melhor, assim como vestimos roupas, nosso homem interior veste uma alma. Do mesmo modo, o corpo é a veste do espírito e da alma.

   As pessoas qualificadas para o trabalho de Deus são aquelas que sabem liberar o espírito através da alma e do corpo.

À medida que nos voltamos ao nosso espírito ele passa a permear e saturar a nossa alma ou nossa mente, emoções e vontade.

   Nossa dificuldade básica é deixar o nosso homem interior fluir, passar pela alma. ( O grão de trigo precisa  morrer, a casca precisa  ser quebrada).

   O espírito embrulhado numa casca dura, ele não pode facilmente sair de lá. Por isso que a principal dificuldade que enfrentamos não está nos outros, mais está em nós mesmos.

   Se não aprendermos a liberar o nosso espírito por meio da alma, não poderemos servir a Deus de forma eficaz. Só depois que nossa alma é tratada, provada, podemos deixamos o espírito emergir.

   Nada atrapalha tanto quanto esta alma, se ela não for quebrantada ou quebrada pelo Senhor, o homem interior não poderá se manifestar. A casca da alma deve ser esmagada por Deus.

   Por exemplo: Se lermos a Bíblia procurando apoio para nossas idéias pré-concebidas, nós não vamos entrar no espírito da bíblia porque estamos lendo com a alma.

   A Bíblia é mais do que palavra, idéias ou pensamentos. O próprio espírito se manifesta através dela e nos só podemos perceber e receber revelação se a lermos com o espírito. Só quando nosso espírito pode sair e tocar no espírito da Bíblia que podemos entender o que ela está dizendo.

   Muitas pessoas não têm revelação porque a lêem com a mente, ouvem a palavra com a mente e não com seu espírito.

   Um exemplo: as pessoas que fizeram uma decisão por que foram convencidas pela doutrina ou porque foram emocionalmente comovidas pela mensagem não permanecem.

  

   No encontro, por exemplo, as pessoas que tem apenas uma experiência emocional ela não permanece.

   Quando ensinamos ou pregamos com a mente vamos tocar a mente, com as emoções vão tocar as emoções, mas somente o nosso espírito que vai tocar o espírito de quem ouve.

   A salvação acontece no espírito. Por isso muitos que fazem decisão pra Jesus não permanecem, por que não foram tocados no espírito.

   Deus quer quebrar nossa alma para que o homem interior tenha uma via de saída.

   Tantos crentes como descrentes serão abençoados quando nosso espírito é liberado, quando o poder e a vida de Deus podem fluir de nós.

   Rm. 7:22, " Porque, no tocante ao homem interior, tenho prazer na lei de Deus ."

   Ef. 3:16, " ... que sejais fortalecidos com poder, mediante o seu Espírito no homem interior”

   II Co. 4:16, " Mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo o nosso homem interior se renova de dia em dia "

 

 

 

 

4. Impedimentos para o quebrantamento de Deus

   a. Falta de percepção de que Deus está usando as circunstâncias para nos levar a um quebrantamento mais profundo. Muitos não vêm a mão de Deus.  Muitos não reconhecem que é ele que está operando. Ficam pensando que as circunstâncias estão erradas e que as pessoas são as responsáveis. Tudo que acontece conosco é o Senhor que permite. Temos que reconhecer que é a mão de Deus, não é mão humana, nem da família, nem dos irmãos é a mão de Deus.

   E lembre-se que quanto mais precisarmos de quebrantamento, mais Deus vai permitir situações para nos aperfeiçoar.

   Deus quer que você se renda, que você se entregue, que você aprenda a perdoar, aprenda a viver pelo espírito e não pela alma ou pelas emoções.

   b. O amor-próprio ou o amor de si mesmo.

   A razão para tanta irritação e descontentamento na nossa vida, somos nós mesmos. O amor próprio ou o ego impede de nos entregarmos.

Quando somos facilmente feridos e magoados... É o ego sendo tratado!

  

   4. Qualidades produzidas no quebrantamento.

 

   a. Meiguice ou Mansidão

   Teimosia, dureza e aspereza são as marcas registradas de uma pessoa não quebrantada.

   Uma pessoa meiga é mansa e o temor de Deus no seu coração se expressa através de suas palavras e de suas maneiras. de tratar os outros, de falar, de se expressar, etc.

  

   b. Espírito Abordável ou Ensinável

Uma pessoa abordável facilmente vê, reconhece e confessa prontamente seus pecados.

   É aberta a opinião dos outros, sabe receber instruções, não é resistente e pode ser edificado em todas as coisas.

   Tem pessoas que se nós abordarmos por alguma coisa a gente perde um amigo.

 

   c. Altamente sensível ao Espírito Santo e aos outros

É sensível a direção do Espírito Santo, é sensível ao pecado. Sempre que faz alguma coisa errada, imediatamente sentimos Como Davi.

   Uma pessoa quebrantada derrama lágrimas facilmente quando é convencida pelo Espírito de Deus por algum pecado.

   Uma pessoa quebrantada se comove com facilidade diante de situações tristes de outras pessoas.

   Uma característica de uma pessoa quebrantada é que ela é uma pessoa “chorona”. Não de chorar por estar ferida ou magoada. Mas por ser sensível a presença de Deus e ao seu Espírito.

   É sensível aos outros - Não magoa os outros com falta de consideração.

   d. Espírito verdadeiro de unidade do Corpo

   Promovem a unidade do corpo. Fazem de tudo para ter paz com todos. Rm 12: 18 Gostam de participar da vida do corpo, de ter comunhão com outros irmãos, gosta de estar junto, de conversar, de ouvir. Uma pessoa que não dá importância a isso é como uma mão artificial que não tem sensação.

 

   e. É Facilmente Edificado

   Estar aberto para receber qualquer ajuda espiritual de qualquer parte do corpo.

   Por exemplo: Uma pessoa muito inteligente e que tem muito conhecimento, se não tiver o espírito liberado ela não pode ser ajudada. Por que a sua mente e conhecimentos muitas vezes não permitirão que ela seja tocada no espírito, ela vai analisar os pensamentos da pessoa, as palavras que ela está usando, se estão certos ou errados, se ela está pronunciando as palavras de forma correta, se ela está interpretando o texto de maneira certa, etc.

   Ela se fecha assim pela parede da sua mente e não pode ser edificada. Ela despreza o ensino das pessoas que estão abaixo de sua capacidade ou habilidade. Ser atento como uma criança ao que os outros dizem. Sempre os outros têm algo

© 2010 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode