SALMO 121 SALMO DE PEREGRINAÇÃO

07/04/2024 22:50

Salmo 121- Os Salmos dos Degraus, das Subidas ou peregrinação  Salmos 120-134
Os Salmos de Romagem são um conjunto de 15 salmos

Os Salmos 120 até 134 eram entoados nas caminhadas das famílias quando subiam para adorar em Jerusalém . Por isso, estes quinze salmos são conhecidos como Canção de Degraus, de Peregrinação, subidas ou Cânticos de Romagem . Estas peregrinações aconteciam três vezes ao ano, nas festas da Páscoa, Pentecostes e Tabernáculos.  ( O POVO ERA CONVOCADO PARA IREM A ESTAS FESTAS) ( páscoa=março e abril; pentecostes ou semanas=maio e junho; Tabernáculos ou cabanas= outubro

   Nestes Salmos são destacados também o que os peregrinos faziam no decorrer do caminho. Os Salmos da subida são degraus do caminho espiritual, para levar a um encontro com Deus.

 As caminhadas de peregrinação eram longas, vários dias até o Templo de Jerusalém e eram os cânticos que encorajavam e animavam o povo a continuar caminhar no escaldante clima desértico. Vinham estes peregrinos e peregrinas de vários locais possivelmente do Norte da Palestina, da diáspora do interior da Síria, pois é lá que se situam Mesec e Quedar lembrado em Salmo 120,5.

  Subir a Jerusalém para os peregrinos não é caracterizado por oferecer sacrifícios e holocaustos, mas, a busca por um lugar que projeta a saída da escravidão, para adorar a Deus na beleza de Sua santidade. ( vir à Igreja não é sacrifício, mas é saber que temos motivos de sobra, para vir Adorar a Deus, que nos libertou)

  Há um desejo intenso por parte dos "sem lar" de estarem "na Casa do Senhor" (134:1), porque é onde mora o Senhor (132:14).  Portanto, o salmista está alegre "quando me disseram: Vamos à Casa do Senhor" (122:1). Mas, antes que pudessem permanecer na casa de Deus, eles tinham que fazer uma viagem, uma viagem cheia de perigos e armadilhas.  Esta viagem ficava deprimente, às vezes:

   

Mas continuavam caminhando, sabendo que: 

"O nosso socorro está em o nome do Senhor, criador do céu e da terra" (124:8).
 

    Pagamos o preço por nos tornarmos estrangeiros na terra, mas podemos gozar o preço porque sabemos que grandes coisas o Senhor tem feito; "por isso, estamos alegres" (126:3).    Lembrando a saída do cativeiro.

   (126:6).  Semeamos em lágrimas aqui, mas colheremos em alegria.  "Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes"    Nosso propósito, aqui, é semear, às vezes em lágrimas, mas a colheita virá mais tarde, e  o saber que colheremos, alegra-nos agora.  Por isso mesmo agora podemos saborear um pouco do que estaremos fazendo em toda a eternidade:  estar "na Casa do Senhor", erguer nossas "mãos para o santuário", e bendizer ao Senhor (134:1-2).

    Nos tempos destes viajantes peregrinos a viagem não era confortável como nos dias de hoje.  A grande maioria viajava a pé, de sandálias, em estradas cheias de poeira e pedras.

   No verso 3 o salmo faz alusão aos pés que vacilam, justamente por que era uma viagem difícil.  E existiam outros perigos.  As pessoas que viajavam de aldeias distantes para Jerusalém, muitas vezes tinham que dormir ao relento, na escuridão da noite, correndo o risco de serem atacadas por animais selvagens ou ladrões. Portanto, enquanto o grupo dormia, alguém tinha que manter os olhos abertos, vigilantes. Na calada da noite, a lua iluminava o terreno montanhoso, onde os perigos da viagem poderiam se esconder para atacar o grupo. São em momentos assim, diante de uma ameaça, que surge a pergunta “Elevo os meus olhos para os montes: de onde me virá o socorro?”

    ( TODOS OS ANOS, DE NOVO, MAIS UMA VEZ, MAIS LUTAS, NOVAS ADVERSIDADES,  ESSE ANO FOI DIFÍCIL, VAI COMEÇAR UM NOVO ANO E VOU PASSAR POR TUDO ISSO NOVAMENTE, MAS EU VOU CONTINUAR A MINHA CAMINHADA RUMO A JERUSALEM CELESTIAL.)

A pergunta deste viajante de tempos antigos é também a nossa pergunta em muitos momentos na nossa estrada da vida, diante das ameaças que nos rodeiam, “de onde me virá o socorro?”. O próprio salmo nos dá a resposta, uma longa resposta. É uma resposta que inclui o verso 2, “o meu socorro vem do SENHOR que fez o céu e a terra”. Uma resposta que inclui também os versos seguintes desta oração, ao proclamar em alto e bom tom quem é este Deus que acompanha os viajantes peregrinos.

Pois diferente de uma sentinela humana, que pode ser dominada pelo sono e cansaço, Deus está sempre alerta e vigilante, “é certo que não  dormita nem dorme o guarda  de Israel
    

    O Salmo 121 prossegue descrevendo a solidariedade de Deus em estar ao lado das pessoas viajantes. Seja no calor intenso do sol, seja na escuridão da noite, DEUS É COMO UMA SOMBRA À NOSSA DIREITA. NINGUÉM CONSEGUE, NEM MESMO QUERENDO, LIBERTAR-SE DE SUA SOMBRA. ASSIM COMO A SOMBRA ACOMPANHA OS PASSOS DOS PEREGRINOS, DEUS É DEUS SOLIDÁRIO VIAJANDO JUNTO, NOS GUARDANDO DE TODO MAL.  A ORAÇÃO NESTE SALMO DESTACA A FIDELIDADE DE DEUS, AO ACOMPANHAR AS PESSOAS DURANTE TODA A VIAGEM, “O SENHOR GUARDARÁ A SUA SAÍDA E SUA ENTRADA.” OU SEJA, PARA OS VIAJANTES PEREGRINOS, DEUS ESTÁ PROMETENDO PROTEGER E CUIDAR DESDE O MOMENTO DA PARTIDA PARA JERUSALÉM ATÉ O RETORNO A SUA ALDEIA. PARA NÓS, ESTA TAMBÉM É PROMESSA DE FIDELIDADE, DO DEUS QUE PROMETE NOS ACOMPANHAR NA JORNADA DA VIDA, DESDE SEU INÍCIO ATÉ O FIM.

EM MEIO AOS MONTES QUE ME  PRODUZEM MEDO, A UM MONTE SANTO PARA ONDE EU COLOCO OS MEUS OLHOS, E UM MUITO EM BREVE EU DEIXAREI DE PEREGRINAR NESSA TERRA  E ESTAREI PARA SEMPRE COM MEU DEUS, O DEUS QUE ME GUARDOU E ME GUIOU NESSA CAMINHADA .

ELE DIZ QUE ESTÁ CONOSCO TODOS OS DIAS ATÉ A CONSUMAÇÃO DOS SÉCULOS.

Talvez o cansaço, a fadiga surjam,  Isaias 40. ²⁹ Dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor.³⁰ Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os moços certamente cairão;³¹ Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão.


 

  

© 2010 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode