UMA IGREJ FORTE

07/04/2024 22:46

O que é uma Igreja forte

Quais são os sinais de uma Igreja forte?

    A igreja é a casa de Deus  (Hebreus 3:6) - Mas Cristo,  como Filho,   sobre a sua própria casa;  a qual  casa somos nós, se tão somente conservarmos firme a confiança e a glória da  esperança  até ao fim.

    E  a Igreja está   em a  suas  colunas   que  as sustentam  (Provérbios 9:1) - A  Sabedoria  já  edificou  a sua casa,  já lavrou as  suas  sete colunas .Quando falamos em coluna, o nosso entendimento é  de uma sustentação, algo que foi colocado para sustentar uma laje  ou algo  assim, a Igreja  ( a casa de Deus que somos nós ) tem as suas colunas que a sustentam.

 

1º O Ministério da palavra ( é crescente ) A Igreja precisa conhecer a palavra

    (Atos 6:7) - E crescia a palavra de Deus, e em Jerusalém se multiplicava muito o número dos discípulos, e grande parte dos sacerdotes obedecia à fé.

     Atos 12:24 - E a palavra de Deus crescia e se multiplicava.

     Atos 19:20 - Assim a palavra do Senhor crescia poderosamente e prevalecia.

2º A vida de intercessão.

     (Atos 12:5) - Pedro, pois,  era  guardado na prisão;  mas a igreja  fazia  contínua oração por ele a Deus.

     A  intercessão  na Igreja é uma das  chaves  que o Senhor nos deu para que Seu poder seja liberado.

     Sem intercessão não haverá poder para sinais e libertação de vidas.   

3º A Comunhão

     (Atos 2:42) – E  perseveravam  na doutrina  dos apóstolos,  e na comunhão, e no partir do pão , e nas orações.

  João 13:34,35Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos  amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.

    Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.

O  Senhor  disse  que  seriamos  conhecidos como  discípulos de Jesus se tivéssemos amor, e isso só pode ser expresso através de relacionamentos

    João 15:12 - O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.   

    Na verdade Jesus ainda não havia morrido na cruz, portanto, ele disse para seguirem o seu exemplo que eles já tinham visto.

   

Comunhão só é possível na base do amor.

     Quando se tem paixão por Jesus, tudo  se  torna mais  fácil de fazer, quando  se perde  essa   paixão, ai  o discipulado não funciona mais pois o amor é o vinculo para isso.

(Colossenses 3:14) - E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição.

 

 Como Jesus amou os discípulos:

(João 13:1) - ORA, antes da festa da páscoa, sabendo Jesus que já era chegada a sua hora  de  passar deste mundo para o Pai, como havia amado os seus, que estavam no mundo, amou-os até o fim.

( 13: 4-15 ) Lavou os seus pés. Exemplo de humildade.

    Abriu sua casa para eles (João 1:37) - E os dois discípulos ouviram-no dizer isto, e seguiram a Jesus.

(João 1:38) - E Jesus, voltando-se e vendo que eles o seguiam, disse-lhes: Que buscais? E eles disseram: Rabi (que, traduzido, quer dizer Mestre), onde moras?

(João 1:39) - Ele lhes disse: Vinde, e vede. Foram, e viram onde morava, e ficaram com ele aquele dia; e era já quase a hora décima.

 

Como Jesus amou os demais:

     Por amá-las, treinou lideres que  viriam a pastoreá-las,   (Mat 9:36-10:1) -   E,  vendo  as  multidões, teve grande compaixão delas, porque andavam cansadas e desgarradas, como ovelhas que não têm pastor.  Então, disse aos seus discípulos: A seara é realmente grande, mas poucos os ceifeiros.

  Rogai, pois, ao Senhor da seara, que mande ceifeiros para a sua seara. (Mat 10:1) -  E, CHAMANDO os seus doze discípulos, deu-lhes poder sobre os espíritos imundos, para os expulsarem, e para curarem toda a enfermidade e todo o mal.   

    Curou os seus enfermos, supriu suas necessidades, deu-lhes de comer,  ensinou-lhes  a Sua  palavra para que fossem pessoas livres ( Mt. 14:14; Mc.8:1; Mc.6:34 )

     Você precisa começar a se relacionar, é nos relacionamentos que seus dons irão  se expressar.  Não encubra os dons e talentos que estão em você.

 

A Igreja foi planejada por Deus para ser a expressão exata do Seu amor.

 

    Ser parte da igreja, é ser parte de um povo que ama, quem não ama a seu irmão, não faz parte da Igreja (I João 3:10) - Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do diabo. Qualquer que não pratica a justiça, e não ama a seu irmão, não é de Deus.

     Porque esta é a mensagem que ouvistes desde o princípio: que nos amemos uns aos outros.

Observe o que diz a palavra de Deus

    (I João 4:7) - Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.

   (I João 4:8) - Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.

   (I João 4:12) - Ninguém jamais viu a Deus; se nos amamos uns aos outros, Deus está em nós, e em nós é perfeito o seu amor.

   (I João 4:20) - Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?

   (I João 4:21) - E dele temos este mandamento: que quem ama a Deus, ame também a seu irmão.

 

SOMENTE  PODEM SER  CONSIDERADOS FILHOS DE DEUS, AQUELES QUE AMAM VERDADEIRAMENTE  AOS SEUS IRMÃOS.                                            

        O caráter cristão é vital. Mas o que é, e como poderei saber se o possuo?

     O caráter cristão verdadeiro se expressa no fruto do Espírito, que é resumido no amor. Do amor surgem todos os outros atributos de Deus que são desenvolvidos no crente pelo Espírito Santo que nele habita. É por isso que 1 Coríntios 13:4-8 pode ser chamado o padrão de medida divino para um cristão verdadeiro.

     A palavra caridade ou amor neste texto das Escrituras é a tradução da palavra grega ágape. Este é um amor que flui diretamente de Deus: “... o amor de Deus está derramado em nossos corações, pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Romanos 5:5). É um amor de tamanha profundidade que levou Deus a dar o Seu único Filho como sacrifício pelos nossos pecados (João 3:16). É o amor de Jesus por nós:

“Conhecemos o amor nisto: que ele deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos (1 João 3:16); veja também João 15:2-13.

 

                     PARAFRASEAMOS AQUI A CERCA DO AMOR E DO FRUTO DO ESPÍRITO:

     “O amor: A alegria é o amor que se regozija, a paz é o amor no repouso confiante, a longanimidade (paciência) é o amor na provação, a benignidade é o amor no convívio, a bondade é o amor em ação, a (fidelidade) é o amor em perseverança, a mansidão é o amor em treinamento, a temperança (autocontrole) é o amor na disciplina”.

 

  1. Se possuir este tipo de amor, que é o caráter cristão verdadeiro, está paciente (1 Coríntios 13:4-7). O que seja que for que tiver de suportar, não perderá o controle, nem dirá coisas das quais terá de se arrepender mais tarde.
  2. Será bondoso com aqueles que lhe causam injúrias.
  3. Não invejará as posições ou as posses dos outros, mas ficará satisfeito com aquilo que Deus lhe deu.
  4. Não se jactará das suas próprias realizações, mas deixará que os lábios doutra pessoa falem o seu louvor, e, então, dará a Deus a glória.
  5. Não será orgulhoso, porque sabe que tudo quanto tem é um dom de Deus, e o que fizer será feito pela Sua força.
  6. Não será descortês. O cristão verdadeiro trata todas as pessoas com respeito independentemente da posição ou categoria que ela tem na vida.
  7. Não procurará os seus próprios interesses, mas, pelo contrário, considerará Deus em primeiro lugar e os outros antes de si mesmo.
  8. Não ficará magoado ou facilmente irado, mas praticará a qualidade de ser passível ao ser ofendido.
  9. Não manterá um registro de males cometidos contra si, mas sempre perdoará com rapidez.
  10. Não se deleitará com a iniqüidade de qualquer tipo, mas lembrar-se-á de como Cristo estava disposto a sofrer por nós por causa disto.
  11. Regozijar-se-á com a verdade. Sempre protegerá o que é certo.
  12. Sempre confiará e crerá naquilo que é verdadeiro. Sempre esperará naquilo que Deus prometeu.
  13. Sempre perseverará (ficará firme), suportando tudo quanto for necessário até que a fé torne-se visível até que aquilo que espera torne-se realidade.

 

© 2010 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode