ESTRATÉGIAS DE DEUS PARA JOSUÉ

14/09/2016 21:10

 Josué 2:1-23 e 6:1-20 = Estratégias que DEUS deu para Josué com relação aos demônios Para que não influenciassem o povo após a conquista. Nós precisamos detectar em qual área o inimigo está agindo.

principados, potestades, príncipes das trevas deste século, hostes da maldade Ef.6:

 

Os espias foram enviados para observar a terra e a cidade de Jericó.

A nossa luta, a nossa batalha é espiritual, o inimigo batalha contra nós, para nós não recebermos a sabedoria e revelação do Senhor.

 

2 Cor: 10:4 Diz:  Porque as armas da nossa milícia, não são carnais, mas sim, poderosas em DEUS para destruição das fortalezas.

 

  1. Principado”Gr. Arché significa o 1º de uma série, o que inicia.

Quando Paulo usa esse termo principado, ele não está falando de governo humano

( não é contra a carne e o sangue).

Conforme o dicionário Aurélio – Dignidade de príncipe, Território ou estado cujo soberano é um príncipe ou princesa.

Um príncipe é um governante, um líder o sufixo ADO da palavra principado designa conceitos Geográficos e demográficos. A geografia é o estudo das terras e a demografia o estudo dos povos e sua distribuição na sociedade.

No mundo espiritual o primeiro é importante ( o 1º beijo, a 1ª relação sexual, o 1º filho, o 1º sermão, as primícias da nossa renda, o dízimo etc.)

Quando o principado chega em um lugar, ele estabelece o que vai acontecer naquele lugar.

Satanás estuda uma nação, o principado estuda uma nação. Cada nação é dividida em territórios.

Mapeamento é o estudo Geográfico e Demográfico de um lugar, uma nação, uma cidade um bairro uma família.

O Principado é um líder – precisamos lutar contra um líder espiritual.

O principado chega marca o território e estabelece o seu domínio sobre ele (ele coloca um marco, um altar,)

 

Comentar sobre a torre Eiffel na França, a estatua da liberdade em nova Iorque e o Cristo redentor no Rio

A Rodovia BR 116 , A rodovia da morte, foi feita no caminho feito pelos bandeirantes, ( índios mortos )

 

  1. Dominadores deste mundo tenebroso, “Gr cosmo krator” Senhor do mundo = ele estabelece o domínio,

Ordem superior = autoridade sobre os governos do mundo ( Dominam o mundo com poderes na política, na educação, são demônios que lutam contra a verdadeira luz, levando povos às trevas nas religiões pagãs.

Ele exerce domínio na mente de lideres ( presidente de um nação, os governantes etc., ele traz a decisão nos lideres, poder legislativo, judiciário, executivo etc. até mesmo em pastores e lideres evangélicos, as promessas de mudanças que o candidato faz, mas quando assume o poder continua a mesma coisa, o dominador continua a atuar no novo líder- presidente.

Ele procura colocar trevas para que as pessoas não tenham conhecimento, coloca trevas nos professores para que não ensinem os alunos etc.

  1. Potestades “Gr Exousia = poder de escolher, de governar – uma igreja sempre cheia de conflito e divisões pode se achar sob a ação de uma potestade de conflito e divisão.
  2. As forças espirituais do mal ou hostes,  são demônios territoriais, os que fazem guerra solo, os que geralmente se apresentam, manifestam na igreja.

 

Cap.2:23- Os espias vieram com estratégias de DEUS para Josué

6:3,4- Deus deu uma estratégia para Josué- Dar 13 voltas ao redor da cidade em 7 dias . Durante os 6 primeiros dias, uma volta a cada dia, no sétimo dia sete voltas ( O SETE ABRE A PORTA PARA A VITÓRIA)

 

1º DIA-1ª VOLTA- cap. 2:1- Demônio da prostituição. - espírito de Jezabel.

Josué 2 vs1 E JOSUÉ, filho de Num, enviou secretamente, de Sitim, dois homens a espiar, dizendo: Ide reconhecer a terra e a Jericó. Foram, pois, e entraram na casa de uma mulher prostituta, cujo nome era Raabe, e dormiram ali. ( QUANDO VOCÊ TROCA DEUS POR QUALQUER COISA)

 

2º DIA-2ª VOLTAvs. 2- demônio da fofoca. ( O SACO DE PENAS)

VS 2- Então deu-se notícia ao rei de Jericó, dizendo: Eis que esta noite vieram aqui uns homens dos filhos de Israel, para espiar a terra.

 

3º DIA-3ª VOLTA - vs.3,4- demônio da insubmissão.

VS 3- Por isso mandou o rei de Jericó dizer a Raabe: Tira fora os homens que vieram a ti e entraram na tua casa, porque vieram espiar toda a terra.

VS 4- Porém aquela mulher tomou os dois homens, e os escondeu, e disse: É verdade que vieram homens a mim, porém eu não sabia de onde eram.

 

4º DIA-4ª VOLTA - vs. 4,5- demônio da mentira

VS 4- Porém aquela mulher tomou os dois homens, e os escondeu, e disse: É verdade que vieram homens a mim, porém eu não sabia de onde eram.

 

VS 5- E aconteceu que, havendo-se de fechar a porta, sendo já escuro, aqueles homens saíram; não sei para onde aqueles homens se foram; ide após eles depressa, porque os alcançareis.

 

5º DIA-5ª VOLTA vs. 5b.- demônio da Manipulação – pessoas que ditam para a liderança o que se deve fazer, dizem o que deve ser feito segundo o que eles querem que seja feito

“ide após eles depressa, porque os alcançareis”.

 

6º DIA-6ª VOLTA - vs, 9,11- demônio da auto comiseração, inspirar dó, piedade- pessoas que confessam a miséria, derrota, querem que os outros tenham dó dele.

Vs 9- E disse aos homens: Bem sei que o SENHOR vos deu esta terra e que o pavor de vós caiu sobre nós, e que todos os moradores da terra estão desfalecidos diante de vós. vs11 O que ouvindo, desfaleceu o nosso coração,

 

 7º DIA-7ª VOLTA - vs. 10,11 - demônio do desânimo- sem atitudes, acomodadas com a situação, não tomam uma posição.

Vs 11 O que ouvindo, desfaleceu o nosso coração, e em ninguém mais há ânimo algum, por causa da vossa presença; porque o SENHOR vosso Deus é Deus em cima nos céus e em baixo na terra.

 

7º DIA-8ª VOLTA - vs.22 - demônio da perseguição- no trabalho, no bairro, na Igreja, as dividas que te perseguem.

22 Foram-se, pois, e chegaram ao monte, e ficaram ali três dias, até que voltaram os perseguidores, porque os perseguidores os buscaram por todo o caminho, porém não os acharam. (perseguição no trabalho, etc.)

 

 7º DIA-9ª VOLTA - cap. 2:9 - demônio do medo- Pessoas que tem medo de tudo, medo de tomar atitudes, do escuro, de se colocar nas mãos de DEUS, de enfrentar os problemas etc.

2:9- E disse aos homens: Bem sei que o SENHOR vos deu esta terra e que o pavor de vós caiu sobre nós, e que todos os moradores da terra estão desfalecidos diante de vós.

 

7º DIA-10ª VOLTA - 6:1- demônio da angustia, aprisionamento, não há saída.

6:1- ORA Jericó estava rigorosamente fechada por causa dos filhos de Israel; ninguém saía nem entrava.

 

 7º DIA-11ª VOLTA-6:5- demônio da ostentação da soberba= O muro= orgulho, soberba, altivez, (EU FAÇO, EU SOU, EU ACONTEÇO )

O muro da soberba vai ruir- Deus humilha aos soberbos                                                                   

vs5- E será que, tocando-se prolongada mente a buzina de carneiro, ouvindo vós o seu sonido, todo o povo gritará com grande brado; e o muro da cidade cairá abaixo, e o povo subirá por ele, cada um em frente.

 

 7º DIA-12ª VOLTA- 6:17- Pecado de estimação- Magoas pequenos vícios,aquelas atitudes que você não deixa.

17 Porém a cidade será anátema ao SENHOR, ela e tudo quanto houver nela; somente a prostituta Raabe viverá; ela e todos os que com ela estiverem em casa; porquanto escondeu os mensageiros que enviamos.

 

 7º DIA-13ª VOLTA- 6:18 - Contaminação- Rom. 12:2 Não vos conformeis com este mundo. Contaminação moral, espiritual,  física. ( o inimigo tenta colocar o que é profano para nos contaminar) 18 Tão-somente guardai-vos do anátema, para que não toqueis nem tomeis alguma coisa dele, e assim façais maldito o arraial de Israel, e o perturbeis.

 

Josué 2 : 1-23

1 E JOSUÉ, filho de Num, enviou secretamente, de Sitim, dois homens a espiar, dizendo: Ide reconhecer a terra e a Jericó. Foram, pois, e entraram na casa de uma mulher prostituta, cujo nome era Raabe, e dormiram ali.

2 Então deu-se notícia ao rei de Jericó, dizendo: Eis que esta noite vieram aqui uns homens dos filhos de Israel, para espiar a terra.

3 Por isso mandou o rei de Jericó dizer a Raabe: Tira fora os homens que vieram a ti e entraram na tua casa, porque vieram espiar toda a terra.

4 Porém aquela mulher tomou os dois homens, e os escondeu, e disse: É verdade que vieram homens a mim, porém eu não sabia de onde eram.

5 E aconteceu que, havendo-se de fechar a porta, sendo já escuro, aqueles homens saíram; não sei para onde aqueles homens se foram; ide após eles depressa, porque os alcançareis.

6 Porém ela os tinha feito subir ao eirado, e os tinha escondido entre as canas do linho, que pusera em ordem sobre o eirado.

7 E foram-se aqueles homens após eles pelo caminho do Jordão, até aos vaus; e, havendo eles saído, fechou-se a porta.

8 E, antes que eles dormissem, ela subiu a eles no eirado;

9 E disse aos homens: Bem sei que o SENHOR vos deu esta terra e que o pavor de vós caiu sobre nós, e que todos os moradores da terra estão desfalecidos diante de vós.

10 Porque temos ouvido que o SENHOR secou as águas do Mar Vermelho diante de vós, quando saíeis do Egito, e o que fizestes aos dois reis dos amorreus, a Siom e a Ogue, que estavam além do Jordão, os quais destruístes.

11 O que ouvindo, desfaleceu o nosso coração, e em ninguém mais há ânimo algum, por causa da vossa presença; porque o SENHOR vosso Deus é Deus em cima nos céus e em baixo na terra.

12 Agora, pois, jurai-me, vos peço, pelo SENHOR, que, como usei de misericórdia convosco, vós também usareis de misericórdia para com a casa de meu pai, e dai-me um sinal seguro,

13 De que conservareis com a vida a meu pai e a minha mãe, como também a meus irmãos e a minhas irmãs, com tudo o que têm e de que livrareis as nossas vidas da morte.

14 Então aqueles homens responderam-lhe: A nossa vida responderá pela vossa até à morte, se não denunciardes este nosso negócio, e será, pois, que, dando-nos o SENHOR esta terra, usaremos contigo de misericórdia e de fidelidade.

15 Ela então os fez descer por uma corda pela janela, porquanto a sua casa estava sobre o muro da cidade, e ela morava sobre o muro.

16 E disse-lhes: Ide-vos ao monte, para que, porventura, não vos encontrem os perseguidores, e escondei-vos lá três dias, até que voltem os perseguidores, e depois ide pelo vosso caminho.

17 E, disseram-lhe aqueles homens: Desobrigados seremos deste juramento que nos fizeste jurar.

18 Eis que, quando nós entrarmos na terra, atarás este cordão de fio de escarlata à janela por onde nos fizeste descer; e recolherás em casa contigo a teu pai, e a tua mãe, e a teus irmãos e a toda a família de teu pai.

19 Será, pois, que qualquer que sair fora da porta da tua casa, o seu sangue será sobre a sua cabeça, e nós seremos inocentes; mas qualquer que estiver contigo, em casa, o seu sangue seja sobre a nossa cabeça, se alguém nele puser mão.

20 Porém, se tu denunciares este nosso negócio, seremos desobrigados do juramento que nos fizeste jurar.

21 E ela disse: Conforme as vossas palavras, assim seja. Então os despediu; e eles se foram; e ela atou o cordão de escarlata à janela.

22 Foram-se, pois, e chegaram ao monte, e ficaram ali três dias, até que voltaram os perseguidores, porque os perseguidores os buscaram por todo o caminho, porém não os acharam.

23 Assim aqueles dois homens voltaram, e desceram do monte, e passaram, e chegaram a Josué, filho de Num, e contaram-lhe tudo quanto lhes acontecera;

 

 

Josué 6:1-20

1 ORA Jericó estava rigorosamente fechada por causa dos filhos de Israel; ninguém saía nem entrava.

2 Então disse o SENHOR a Josué: Olha, tenho dado na tua mão a Jericó, ao seu rei e aos seus homens valorosos.

3 Vós, pois, todos os homens de guerra, rodeareis a cidade, cercando-a uma vez; assim fareis por seis dias.

4 E sete sacerdotes levarão sete buzinas de chifres de carneiros adiante da arca, e no sétimo dia rodeareis a cidade sete vezes, e os sacerdotes tocarão as buzinas.

5 E será que, tocando-se prolongadamente a buzina de carneiro, ouvindo vós o seu sonido, todo o povo gritará com grande brado; e o muro da cidade cairá abaixo, e o povo subirá por ele, cada um em frente.

6 Então Josué, filho de Num, chamou aos sacerdotes e disse-lhes: Levai a arca da aliança; e sete sacerdotes levem sete buzinas de chifres de carneiros, adiante da arca do SENHOR.

7 E disse ao povo: Passai e rodeai a cidade; e quem estiver armado, passe adiante da arca do SENHOR.

8 E assim foi que, como Josué dissera ao povo, os sete sacerdotes, levando as sete buzinas de carneiros diante do SENHOR, passaram e tocaram as buzinas; e a arca da aliança do SENHOR os seguia.

9 E os homens armados iam adiante dos sacerdotes, que tocavam as buzinas; e a retaguarda seguia após a arca; andando e tocando as buzinas iam os sacerdotes.

10 Porém ao povo Josué tinha dado ordem, dizendo: Não gritareis, nem fareis ouvir a vossa voz, nem sairá palavra alguma da vossa boca até ao dia que eu vos diga: Gritai. Então gritareis.

11 E fez a arca do SENHOR rodear a cidade, contornando-a uma vez; e entraram no arraial, e ali passaram a noite.

12 Depois Josué se levantou de madrugada, e os sacerdotes levaram a arca do SENHOR.

13 E os sete sacerdotes, que levavam as sete buzinas de chifres de carneiros, adiante da arca do SENHOR, iam andando, e tocavam as buzinas, e os homens armados iam adiante deles e a retaguarda seguia atrás da arca do SENHOR; os sacerdotes iam andando e tocando as buzinas.

14 Assim rodearam outra vez a cidade no segundo dia e voltaram para o arraial; e assim fizeram seis dias.

15 E sucedeu que, ao sétimo dia, madrugaram ao subir da alva, e da mesma maneira rodearam a cidade sete vezes; naquele dia somente rodearam a cidade sete vezes.

16 E sucedeu que, tocando os sacerdotes pela sétima vez as buzinas, disse Josué ao povo: Gritai, porque o SENHOR vos tem dado a cidade.

17 Porém a cidade será anátema ao SENHOR, ela e tudo quanto houver nela; somente a prostituta Raabe viverá; ela e todos os que com ela estiverem em casa; porquanto escondeu os mensageiros que enviamos.

18 Tão-somente guardai-vos do anátema, para que não toqueis nem tomeis alguma coisa dele, e assim façais maldito o arraial de Israel, e o perturbeis.

19 Porém toda a prata, e o ouro, e os vasos de metal, e de ferro são consagrados ao SENHOR; irão ao tesouro do SENHOR.

20 Gritou, pois, o povo, tocando os sacerdotes as buzinas; e sucedeu que, ouvindo o povo o sonido da buzina, gritou o povo com grande brado; e o muro caiu abaixo, e o povo subiu à cidade, cada um em frente de si, e tomaram a cidade.

© 2010 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode