PROCEDIMENTOS NO CAMPO DE BATALHAS

28/08/2015 21:42

I Samuel 17

1 E OS filisteus ajuntaram as suas forças para a guerra e congregaram-se em Socó, que está em Judá, e acamparam-se entre Socó e Azeca, em Efes-Damim.

2 Porém Saul e os homens de Israel se ajuntaram e acamparam no vale do carvalho, e ordenaram a batalha contra os filisteus.

3 E os filisteus estavam num monte de um lado, e os israelitas estavam num monte do outro lado; e o vale estava entre eles.

4 Então saiu do arraial dos filisteus um homem guerreiro, cujo nome era Golias, de Gate, que tinha de altura seis côvados e um palmo.

5 Trazia na cabeça um capacete de bronze, e vestia uma couraça de escamas; e era o peso da couraça de cinco mil siclos de bronze.

6 E trazia grevas de bronze por cima de seus pés, e um escudo de bronze entre os seus ombros.

7 E a haste da sua lança era como o eixo do tecelão, e a ponta da sua lança de seiscentos siclos de ferro, e diante dele ia o escudeiro.

8 E parou, e clamou às companhias de Israel, e disse-lhes: Para que saireis a ordenar a batalha? Não sou eu filisteu e vós servos de Saul? Escolhei dentre vós um homem que desça a mim.

9 Se ele puder pelejar comigo, e me ferir, a vós seremos por servos; porém, se eu o vencer, e o ferir, então a nós sereis por servos, e nos servireis.

10 Disse mais o filisteu: Hoje desafio as companhias de Israel, dizendo: Dai-me um homem, para que ambos pelejemos.

11 Ouvindo então Saul e todo o Israel estas palavras do filisteu, espantaram-se, e temeram muito.

 

42 E, olhando o filisteu, e vendo a Davi, o desprezou, porquanto era moço, ruivo, e de gentil aspecto.

43 Disse, pois, o filisteu a Davi: Sou eu algum cão, para tu vires a mim com paus? E o filisteu pelos seus deuses amaldiçoou a Davi.

44 Disse mais o filisteu a Davi: Vem a mim, e darei a tua carne às aves do céu e às bestas do campo.

45 Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado.

46 Hoje mesmo o SENHOR te entregará na minha mão, e ferir-te-ei, e tirar-te-ei a cabeça, e os corpos do arraial dos filisteus darei hoje mesmo às aves do céu e às feras da terra; e toda a terra saberá que há Deus em Israel;

47 E saberá toda esta congregação que o SENHOR salva, não com espada, nem com lança; porque do SENHOR é a guerra, e ele vos entregará na nossa mão.

48 E sucedeu que, levantando-se o filisteu, e indo encontrar-se com Davi, apressou-se Davi, e correu ao combate, a encontrar-se com o filisteu.

49 E Davi pôs a mão no alforje, e tomou dali uma pedra e com a funda lha atirou, e feriu o filisteu na testa, e a pedra se lhe encravou na testa, e caiu sobre o seu rosto em terra.

50 Assim Davi prevaleceu contra o filisteu, com uma funda e com uma pedra, e feriu o filisteu, e o matou; sem que Davi tivesse uma espada na mão.

51 Por isso correu Davi, e pôs-se em pé sobre o filisteu, e tomou a sua espada, e tirou-a da bainha, e o matou, e lhe cortou com ela a cabeça; vendo então os filisteus, que o seu herói era morto, fugiram.

 

                       VENCENDO BATALHAS  I SAMUEL 17:1-11; 42-52

Procedimento no Campo de Batalha.

Batalha é luta, peleja ou qualquer combate. Para vencer as batalhas no campo espiritual, alguns procedimentos são necessários. (Nossa mente é um campo de batalha, o inimigo vai atacar a nossa mente com maus pensamentos você é feio, você não canta, não toca bem etc. e as vezes até com bons pensamentos, mas enganosos – ex. mega sena, mentiras)

1º Procedimento – Não temer o poder da comunicação, palavras.

Elas nos animam ou nos arrasam, nos levam ao arrependimento ou ao pecado; as nossas palavras podem incendiar as nossas vidas e destruir tudo o que construímos em nossa existência.

I Sam. 17: 8,9 ; 42,43 – pessoas podem neutralizar o nosso potencial ou nossa capacidade de agir, foi o que Golias fez com o exercito de Israel.

 

II Cron. 1-25 = O rei Josafá recebeu uma notícia ruim (Vem contra ti uma grande multidão) = Josafá começa a declarar a palavra

Mc. 5:21-43 = A filha de Jairo- vs 35 chegaram alguns dizendo, a sua filha está morta; porque enfadas mais o mestre ( Nem Ele pode fazer nada = uma fortaleza na mente )

 

2º ProcedimentoNão temer o poder da aparência.

Golias media quase três metros de altura, era dotado de força, a couraça que vestia pesava cerca de 70 kl, a lança era quase uma tora cuja ponta de ferro pesa 7 kl. Olhem para ele diziam.

 

O povo viu e temeu. Davi viu e ouviu as mesmas coisas, só que diferentemente dos demais, ele não temeu, ele viu com visão espiritual e enxergou a sua vitória e a de Israel,

(Você precisa enxergar sua vitória, de sua família, sua igreja ) A prova na faculdade, salvação do esposo, libertação dos filhos etc...

 

3º procedimentoNão se impressionar com o desafio. ( VS 10 e 11 )

Dai-me um homem para que ambos pelejemos, vs16 O desafio era de manhã e de tarde e durou 40 dias essa provocação.

 

O perigo do desafio prolongado.

Um fator psicológico, quanto mais tempo passa, mais o inimigo cresce, não demore em dar uma resposta ao inimigo. A convivência prolongada com o desafiante causará desgaste à sua fé. ( O inimigo vai te desafiar para depois minar a tua fé, fazendo você se acovardar) Mt 16:18 – As portas do inferno não prevalecerão contra a Igreja

Há dois níveis de desafio, o geral e o particular, o primeiro desafio do gigante estendia-se ao exercito de Israel, mas Golias também fez um desafio a Davi  - Vencer a nossa natureza pecaminosa, o mundo, o diabo é um desafio diário em nossas vidas

 

4º ProcedimentoTer visão espiritual.

O cristão deve enxergar além do mundo biológico, físico e psicológico, além das circunstâncias, além do mundo visível.

Davi presenciou as mesmas coisas que os soldados israelitas e ouviu as mesmas coisas, enquanto os demais enxergavam as coisas do ponto de vista racional, Davi analisou a situação pela ótica espiritual (Quem é, pois, esse incircunciso filisteu, para afrontar o exercito do Deus vivo? Eu tenho a proteção de Deus, Golias não. )

 

5º procedimentoUse as suas armas que Deus lhe concedeu.

Use as armas que você tem, use a unção que Deus lhe deu (use o nome de Jesus, oração, louvor,

Saul emprestou-lhe a própria armadura, mas Davi era acostumado a roupas leves e aos instrumentos de pastor. (Davi sabia usar muito bem a funda) você sabe orar, ore, cante, declare a palavra, Paulo e Silas oravam e cantavam, use o que você sabe fazer para vencer o inimigo.

6º ProcedimentoLiberar uma palavra de poder.

Diante de qualquer desafio libere uma palavra de poder, seja uma palavra de fé, seja uma palavra revelada ou profética.

Golias demonstrou profundo desprezo VS 42-44. Davi, então liberou uma palavra de poder e profética VS 45-47. Você pode fazer a mesma coisa – O meu lar vai ser restaurado, meus filhos libertos, pense no problema que você está enfrentando e libere uma palavra de poder.

Davi declarou a derrota do gigante e dos demais filisteus, Davi declarou a sua vitória

 

7º ProcedimentoAntecipar-se ao inimigo.

Davi não esperou que o adversário tomasse a iniciativa “apressou-se” e correu ao combate. Quando você perceber o inimigo se alinhando para a batalha, não espere o ataque, antecipe-se a ele ( Ao perceber algo comece a orar )

Tome uma atitude quando houver crises (conjugal, pecados, finanças etc...) muitos foram derrotados porque não se anteciparam e quando tentaram já era tarde demais.

 

8º ProcedimentoNão interromper o processo.

Há cristãos que fazem tudo certo = 1-Não se deixam levar pelas palavras, 2-nem pela aparência do inimigo, 3-nem com o desafio, 4-enxergam as situações com olhos espirituais, 5-usam as armas que tem, 6-liberam palavras de poder 7-e se antecipam ao inimigo, Mas acabam derrotados porque interrompem o processo (VS 51 Davi depois de atingir o inimigo com a pedra, subiu em cima do inimigo e cortou-lhe a cabeça.

Conclusão:

Deus deu a você unção, hoje Deus renova a unção na sua vida

O segredo da vitória está, em, que mesmo seguindo todos estes procedimentos temos que transferir a nossa batalha para Deus e confiar inteiramente N’ele, pois sem Ele nada podemos fazer.

       Nós precisamos entender que somos um espírito, e como tal, somos um agente territorial de Jesus aqui na terra.

Sou um espírito, tenho uma alma e habito em um corpo

 

Quando Deus Criou o homem, Deus o coloca no Jardim do Éden= Lugar de delicias

  e dá a ele uma  Ordem ( não comer da árvore DA CIÊNCIA DO BEM E DO MAL, que   estava no  meio do jardim.

 

Havia duas árvores no meio do jardim:

 

ÁRVORE DA VIDA = O próprio Jesus.

ÁRVORE DA CIÊNCIA DO BEM E DO MAL= certo e do errado

 

Estas duas árvores representam dois estilos de vida:

A Espiritual = Árvore da vida

A Natural = Arvore da ciência do bem e do mal que é uma base de vida na mente no intelecto. O MUNDO VIVE NESSA BASE

 

A ênfase de Deus era que Adão comesse da ÁRVORE DA VIDA e trouxesse Deus para dentro de si. A escolha de Adão foi errada, e à partir daí o homem passou a viver nessa base de vida do certo e do errado, do bem e do mal, que é uma base de vida errada.

 

Dentro da Igreja essa base errada também existe:

Exemplo:

1-o irmão ir à casa da irmã e ela está só. ( quem recebe o irmão, recebe a Jesus )

2- Ir pregar para as prostitutas e passa alguém que te conhece. ( Ide e pregai...)

Parece certo, mas está errado.

 

Deus não se revela ao homem na sua alma, por isso eu preciso conhecer meu espírito

Pois é no meu espírito que eu recebo a revelação de Deus que é Espírito.

 

Ef. 2:22 - No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito.

I Cor. 6: 19 Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?

 

I Cor.6:17 Mas o que se ajunta com o Senhor é um mesmo espírito.

 

João 14:16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;

17 O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.

23 Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, E VIREMOS PARA ELE, E FAREMOS nele morada.

 

I Cor. 6:17 – Nós estamos amalgamados com Cristo

Limalha de prata e o mercúrio ---O Bolo ( açúcar, leite, farinha, fermento, ovos)Rom. 8:38 Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, 39 Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.

 

 

 

 

 

 

 

 

© 2010 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode